ALGUMAS DICAS PARA USAR A ILUMINAÇÃO COMO ALIADA NO SEU AMBIENTE

A iluminação tem um papel muito importante nos ambientes e este item deve ser pensado dentro do projeto de uma forma geral, pois sua função vai muito além de simplesmente clarear os espaços.

A iluminação pode valorizar um determinado espaço, dividir os ambientes ou destacar objetos de decoração, além de criar sensações diferentes dependendo da cor e da intensidade desta iluminação.

Neste lavabo criado pelo escritório catar arquitetura de Maringá/PR, a luminária reflete no espelho e nas pastilhas, criando uma iluminação direcionada para destacar toda essa área do lavatório, sem falar que só essa luminária se torna um grande elemento decorativo para este ambiente.

Outra forma de se trabalhar a iluminação direcionada é através de spots, abajures ou luminária, como neste projeto da designer Cátia Furlan, de campinas/SP, onde a luminária está direcionada para a mesa lateral.

No projeto desta cozinha projetado pela arquiteta Viviana Fonseca de Belém/PA, a iluminação embutida na prateleira, destacou a pastilha de uma forma bem suave. A iluminação indireta cria um ambiente mais intimista, dando uma sensação mais acolhedora, geralmente este tipo de iluminação é colocada em forros, molduras no chão ou como neste caso, embutida em algum mobiliário.

A iluminação também pode estar presente, principalmente em lavabos e banheiros, através dos espelhos com iluminação embutida, que é uma forte tendência. Além do toque sofisticado que dá ao ambiente, a iluminação embutida em espelhos gera praticidade e uma melhor visibilidade, sem o risco de sombras no momento de se maquiar ou barbear.